sexta-feira, 20 de setembro de 2013


A vegetação brasileira

A vegetação é um dos elementos que compõem a paisagem. No Brasil, a vegetação apresenta uma diversidade muito grande por causa da variedade de tipos de solo e clima. Alguns delas são: a floresta amazônica, a mata atlântica, caatinga, cerrado, mata dos pinhais, mata dos cocais e manguezal.
Floresta amazônica: é uma floresta tropical que ocorre em áreas de clima quente e úmido, como o clima equatorial que abrange o norte do Brasil. A floresta amazônica tem matas densas, com árvores de grande porte e bem próximas umas das outras.
Mata atlântica: também é uma floresta tropical. A mata atlântica ou floresta atlântica, cobria originalmente uma extensa e larga faixa da costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e também, vários trechos do interior do Brasil. A mata atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do mundo.
Caatinga: é a vegetação predominante nas áreas de clima tropical semiárido. Nela predominam as plantas adaptadas ao clima quente e seco, como os cactos.
Cerrado: é a vegetação que ocorre em áreas de clima quente e com pouca umidade, sobretudo nos planaltos do Brasil Central. O cerrado é formado por plantas rasteiras, arbustos e árvores retorcidas que aparecem mais dispersas na paisagem.
Mata dos pinhais: também conhecida como floresta de araucárias, é uma vegetação típica de áreas de clima subtropical, que ocorre no0 sul do Brasil.
Mata dos cocais: é uma vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga. Ocorrem principalmente no Ceará, Piauí, Tocantins e Maranhão. Em geral é formada por palmeiras de babaçu e de carnaúba. Essas palmeiras apresentam folhas grandes e altura de 20m.
Manguezal: é uma região de transição entre o ambiente terrestre e o costeiro, por isso está sempre localizado na foz dos rios que desaguam no mar. É lodoso, com muitos sais minerais e pouco oxigênio, e é periodicamente inundado pelas marés. As plantas do mangue têm adaptações especiais para sobreviver nesse ambiente. Uma espécie de árvore do mangue tem raízes que escoram a planta no solo lodoso. Outra espécie desse ambiente, as raízes crescem para fora da linha da água para absorver o oxigênio do ar e ficam acima do nível da água mesmo quando a maré sobe.
Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.

Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

Bons estudos,
beijocas,
Suyanne Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...