segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um viva a agricultura!!!


A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais, etc.
Muitos alimentos e matérias-primas para a indústria são obtidos através da produção agrícola. Portanto, além de proporcionar alimentos para o homem, ela também fornece produtos para a indústria, como a mamona, que é utilizada na produção de biocombustível.

Para a realização da agricultura é necessária a utilização de várias técnicas. Antes do plantio das sementes, o solo deve ser arado e adubado, pois esse processo auxilia no bom desenvolvimento da produção. Também é importante a irrigação (distribuição de água na plantação), ajudando na germinação das sementes.
Fatores naturais são determinantes para o bom desempenho dessa atividade. O clima, a quantidade de chuva, o solo, entre outros elementos, interferem nas plantações. A erosão é o desgaste sofrido pelo solo e rochas. No calor as rochas dilatam e no frio elas contraem. Com o passar do tempo, as rochas se partem. A água entra pelas fendas das rochas e congela, forçando as fendas a abrirem ainda mais. A melhor forma de proteger o solo é através da cobertura vegetal. Garantindo a conservação das matas, fazendo o reflorestamento e tratando os solos. A tecnologia também influencia, pois a utilização de máquinas agrícolas realizam o plantio e a colheita de forma mais rápida.
A mecanização das atividades agrícolas é cada vez mais comum. Esse fenômeno é responsável pelo aumento na produção. No entanto, muitos trabalhadores rurais estão sendo substituídos por essas máquinas, fato que tem provocado desemprego no campo e intensificado o êxodo rural (migração do campo para a cidade).
Desertificação é a mudança de solo fértil em solo arenoso, totalmente impróprio para a agricultura. A desertificação é um processo natural da Terra, mas também pode ser causado pela criação de gado, pelo plantio e extração de minérios do subsolo. Essas atividades contribuem para o surgimento de terrenos que não retém água. O que gera um problema grave, pois diminui as terras cultiváveis do planeta. Com o crescimento da população mundial, essas áreas certamente farão falta no futuro. É importante destacar que a expansão da agricultura tem provocado grandes problemas ambientais.

Portanto, em razão da importância dessa atividade para os seres humanos, é preciso que a agricultura seja praticada com técnicas que evitem os impactos ambientais, garantindo alimentos e preservando o meio ambiente.

Uma ótima revisão!
Beijocas, 
Suyanne Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...