quarta-feira, 5 de maio de 2010

40 anos do GSV - Grupo São Vicente

"Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor." (São Vicente de Paulo)"





Eita... quanta história eu vivi dentro desse grupo nos últimos anos. Dia 6, amanhã faz exatemente 10 anos que eu tive o prazer de entrar para essa família e durante os cinco primeiros anos eu pude conhecer a nossa fundadora, a Iram Yolanda Brazil. Uma pessoa firme, determinada e muito perseverante. Pra irmã não tinha tempo ruim. Essa mulher realmente mudou minha vida, as pessoas do grupo constumam brincar dizendo que eu entrei de gaiata no navio, que eu caí de paraquedas e foi. Eu estava fazendo meu terceiro ano e pra completar era o ano em que eu tinha voltado a morara em Fortaleza, então já vu???? Não conhecia ninguém, mal saía e quando saía era com uma prima e grande amiga, a Paulinha, não é a Paulinha do teatro gente, outra Paulinha, paula Waleska o nome dela. Então eu saía muito pouco e quando saía era na companhua da minha prima e em uma dessas eu fui parar em uma grande festa de comemoração dos 30 anos do até então, tal Grupo São Vicente. E nessa festa eu conheci muitas péssoas legais, e fiquei curiosa pra entender a vida que eles levavam, passei a frequentar as reuniões do grupo. Mas dentro do grupo São Vicente existe uma caminhada, assim como em quase todos os grupos por onde peregrinei nos últimos dez anos, mas sempre sem deixar o GSV, e essa caminhada desemboca no retiro que é chamado de Despertar. E como eu falei que entrei de gaiata no navio, agora eu explico o porque, simplesmente não dava certo eu ir para as reuniões de preparação que o grupo realizava antes ods retiros, então sem preparação a pessoa ficava fora desse retiro. E uma semana antes desse retiro eu senti muita vontade de ir, muita mesmo, e minha prima que já era do grupo as muito tempo e minha tia que sempre ajudava nos eventos do grupo, intercederam por mim, as pessoas do grupo nem queriam que eu fizesse o retiro, queriam que eu esperasse o do aoutro ano, e seria justo já que eu não havia me preparado e outras pessoas haviam sido cortadas pelo mesmo motivo. Mas a irmã Yolanda atendeu ao pedido da minha prima e minha tia, foi contra os jovens do grupo para que eu pudesse participar, ela mandou chamar meu pai, conversou com ele na antiga igreja de São Vicente de Paulo, digo antiga porque na época ela ainda não havia sido reformada, era outra coisa e me permitiu fazer o retiro, o Aprenda a Amar. E esse Despertar é o início de uma eterna relação de amor com Deus, é um momento de auto-conhecimento, de socialização e de muita amizade também. Dentro desse grupo, ao longo desses dez anos eu pude construir a pessoa que eu sou hoje, que é claro não é perfeita e não creio que um dia será, mas que mudou muito. Além de crescer como pessoa, como cidadã, fiquei mais antenada com as coisas que não aconteciam só ao meu redor. Tive o prazer de participar de uma das equipes mais lindas dentro desse grupo, claro que mais linda aos meus olhos. A equipe Marial, e eu sou sim muito suspeita pra falar dela, porque uma equipe que carrega o nome de Maria e que serve aos mais necessitados não poderia ter tido pouca atenção minha. E eu não só trabalhei por essa equipe como a coordenei por longos 7 anos ao lado de um grande amigo que fiz dentro do grupo, o Maninho. Eu vivi intensamente o amor ao próximo, amei sem ver a quem, tirei de mim para partilhar e fiz com que muitas pessoas fizessem o mesmo. Não tenho dúvidas, foi a melhor época da minha vida. Foi o mais perto do amor que eu cheguei, foi o mais próximo de Deus que tive. Esses anos de GSV, de Marial, mudaram muitos vícios negativos meus, mudaram alguns pre-conceitos, mudaram a forma de eu me ver e de tratar as pessoas independente de eu conhecer ou não. O Grupo fez muito por mim e eu por ele então nós sempre teremos uma ligação muito forte. Durante esses anos eu tive o prazer de conhecer amigos incríveis e para todas as horas, foi lá que eu apredi que amigos pela fé, são pra sempre e que eu posso chorar, cair que eu nunca estarei sozinha. Esses mesmos amigos continuam fazendo parte da minha vida, mesmo que de longe ou de uma forma menos presente, mas as marcas que cada um deles deixou em mim, não tem preço. Dentro do Grupo eu pude trabalhar com uma pessoa que era tão, mas tão boa que seu apelido era Maninho, e o Maninho minha gente era irmão de todo mundo. Era a a pessoa que todos nós deveríamos querer ser um dia. Eu que tive o prazer de coordenar a ação social com ele aprendi a ser gente de verdade. Aprendi que as pessoas são muito mais do que o que ela transparecem, o maninho era a pessoa mais simples, humilde, sincera, responsável, eficiente, organizado, disponível,justa e obediente que eu tive o prazer de conhecer. Mas esse mundo aqui não era pra ele, ele era bom demais. E Deus levou o pra junto dele. Perder o Maninho me fez desistir de coordenar a ação social. Poucas pessoas sabem, acho que só a família dele e a Aloá, mas se eu concluí minha faculdade foi porque ele não me deixou desistir. Teve um momento que eu quís largar tudo e arrumar outra coisa pra fazer, ou simplesmente não fazer nada. E ele não deixou que eu desistisse de mim, ele ligava pra saber se eu tinha ido pra aula, chegou a me levar la algumas vezes, a estar lá quando minha aula acabava pra saber se eu tinha ido. E porque hoje eu quís contar isso, pra mostrar como dentro desse grupo tem pessoas incríveis. Mas o Maninho apesar de ser um ser ilumidado e bom demais, não foi o único digno de ser citado. No GSV eu tive uma referência muito forte que foi o Humberto, o Humberto sempre foi como um pai pra mim, pois ele me fazia querer ser melhor, ele simplesmente despertava isso em mim, ele me fazia acreditar que tudo que a gente passava na vida e principalemnte dentro das nossas pequenas batalhas na ação social valiam a pena. O Humberto era a pessoa mais otimista e empolgada, e ae tenho que citar o Neto. Porque o Neto também é uma pessoa linda por dentro e por fora. o Neto era sempre o mais empolgado, aquele que vestia a camisa a qualquer hora e lugar, aquela pessoa que nunca teve vergonha de falar de Deus seja lá onde ele estivesse.O amor do Neto ao grupo era enoooooorme, na verdade ainda é, pois o amor não acaba, ele só se modifica, só passamos a expressá-lo de uma outra forma. Esses dois pra mim eram as basses do grupo. Principalemnte depois que a irmã Yolanda faleceu, que ficamos sem fundadora, sem nosso porto seguro. Eles por muitas vezes se anularam para que o grupo mantivesse a tradição, mantivesse funcionando do jeitinho que a Irmã idealizou e cultivou por tantos anos. Deus pra ver que o grupo me deu pessoas incríveis né? Mais existe uma lista enosrme de pessoas que se eu não citasse eu não estaria contando minha passagem por lá, pessoas que eu cuidei como se fossem meus filhos, pessoas pra quem eu simplesmente fiz o impóssível, só pra arrancar um sorriso. Essa lista começa com: Daniel Arthoud, Adriana, Aline Monteiro, Lívia Alencar, Ivo Pontes, Deborah Macêdo, Wilson César, Gabriela Pimentel, Ana Raquel, Adelaide Viana, Bruna Reis, Paula Araruna, Basílio Nepomuceno, João Domício, Cecília, Roberto, Paulo Robson, Rafael Gondim, Sâmia, Eduardo Pinto, Samara, Simone, Thiago Bessa, Rodrigo nascimento, Lorena, Darlington Mesquita, Daniel Chavel, Rebeca Veras, Sérgio veras, Pedro Bitu, Lucas Montenegro, Lara, Marcel, Emanuele e Joel. E a maioria desse amados e queridos filhos me deram alguns netos, que netos eu não conseguiria lembrar de todos, e cada neto me deu bisnetos e esses bisneto... ok! Vocvê já entenderam, então nem vou tentar listar esse povo todo! Mas não posso deixar de citar amigos que estiverma presentes em muitos momentos desses dez anos além desses referênciais e filhos que já citei. Não posso deixar de mencionar esses pessoas: Juliana veríssimo, George Kilmes, Igor Matos,Marcel Risso, Rafaele Oriá, Fábio Henrique, Carol de Mesquita, Karla Maggy, Luciana Macatrão, Juliana Serra, Sarah Rodrigues, Leonardo Nunes, Rafael Braga, Thiago Fujita, Camila Aragão, Airton Gão, Cid Aragão, Rafael Carneiro, Aline Rodrigues, Joaquim,Cristiano Cabral e tanta gente que se eu fosse citar agora eu nem conseguiria terminar esse texto hoje. Mas a pessoa mais especial da minha vida eu conheci no grupo e amizade como a nossa, meus amigos eu nunca vi!!! E agora nem é segredo, quem conheceu uma de nós duas certamente já ouviu uma falando da outra e eu não poderia estar falando de outra pessoa que não fosse a Aloá!!!! A minha amiga de encontro despertar, entramos no grupo meio que na mesma época, achávamos a outra muito estranha e organizando algum evento do grupo passamos a conviver e nos admirar e consequentemente a nos amar. A Alá e eu estávamos sempre criando alguma coisa, pois essa minha amiga é uma artista em vários aspectos, além de ter um coração maior do que ela, ela é muito simpática e comunicativa,a Aloá é uma das pessoas mais otimistas que eu conheço, é uma das pessoas mais corajosas também, pois é capaz de agarrar uma opoertunidade sempre que encontra uma. A Aloá é um exemplo de pessoa, de amiga, de mulher, de filha de tudo. Coma Aloá eu vivi o amor mais intenso aqui na terra. Pois ela soube sempre tirara algo de bom em todos os momentos que passamos e acreditem, não foram poucos, já que trabalhávamos muito juntas ou ajudávamos a outra em suas funções, ambas fomos liderança por muito tempo então sempre tínhamos um prazo, pessoas cobrando, decisões importantes a serem tomadas, patrocínios pra conseguir, eventos a realizar, retiros pra acontecer... enfim, em meio a tudo isso nós passamos por muitos momentos bons e outros nem tanto. Mas nada mudou oq ue a gente sente uma pela outra. Hoje ela está em outro país, Alemanha e tirando o contato físico, o abraço quentinho, o colo, o sorriso e as nossas pequenas realizaçãos como ir a papelarias, tomar café, fofocar deitadas na cama enquanto sonhávamos em dominar o mundo, planejar coisas elaborar listas, preparar dinâmicas e reuniões juntas. Enfim... tirando tudo isso, que é muito eu sei, nós continuamos cuidando uma da outra. Eu nem vou escrever muito sobre ela n~çao porque o grupo todo sabe o que ela representa pra mim e o quanto foi dif´cicil ter que deixála ir pra longe em busca da sua felicidade. E ela já está quase careca de saber disso, ou será que é de pintar o cabelo de vermelho??? Minha estrela particular eu não ia perder a chance de brincar com teu cabelo, né? Mas você sabe que eu te amo, né? rsrsrsrsrsr E é pra sempre e de cum força... O grupo me deu muitos presentes na vida, lições que não tem preço, amigos mais que amigos e para sempre, me deu referâncias para seguir e me mostrou o quanto eu sou especial. Mesmo eu não sendo exatamente como eu queria ser, eu aprendi que eu sou do jeitinho que deus pensou, mesmo com meus defeitos e limitações. Mesmo assim Ele me ama e me espera. Ele me aceita do jeito que eu sou e não é porque erro feio que Ele vai me amar mesno. Pois os meus erros não são tudo e eu não posso ser julgada por um único aspecto. Sou muito mais do que as minhas falhas. Obgrigada por esse vídeo na minha caixa de e-mail hoje.... me fez relembras todos esses anos, os encontros que participei , as minhas pequenas vitórias as alegrias doa mais carentes, as amizades, os laços, as referências, como eu era, como eu sou e como eu quero ser... Porque amanhã é outro dia... e um dia são possibilidades esperando pra se concretizarem.

Parabéns GSV por fazer parte da vida de tantas pessoas, inclusive da min ha e de pessoas que são tão preciosas para mim.

Suyanne Correia
(depertar Aprenda a Amar, nov/2000)

2 comentários:

  1. oooowww amiga...
    nem sei o que dizer... obrigada, vc sabe que tb sinto a mesma coisa.. e em relacão a tudo, afinal nossa história é muito parecida!
    este post tá tão grande q acho q vou ler todo dia, pra ir guardando tudo rsrs
    te amo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa.....Suy, que saudade bateu agora! Nunca tinha visto esse video! De emocionar mesmo! Seu depoimento é uma realidade de muitos q passaram por lá. Agrsdeco muito a Deus pelo GSV na minha vida. Achei esse blog por acaso, numa pesquisa que eu estava fazendo pra mim,rsss! Muito legal Suy.....Vc foi peça muito importante lá por tudo que vc fez sim,q eu sei q nao foi pouca coisa não e com certeza muito importante pra Deus Tb. Sinto muita saudades de vc e de todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...