terça-feira, 4 de maio de 2010

relato de uma aula...




Capítulo 7 – QUE BOM SABER AGRADECER

“Maravilhas nunca faltaram no mundo, o que sempre falta é a capacidade de senti-las e admirá-las”
J. Schmidt.


Esse capitulo é de fato, muito interessante. Pois vem nos fazer pensar sobre as coisas mais belas e na maioria das vezes, as mais simples também. O objetivo central aqui é fazer você pensar sobre a sua vida, sobre reconhecer as coisas que fazem parte dela. Tá professora e o que é que isso tem a ver com a minha vida? Tudo!
Vamos lá! O tema proposto pelo livro é: Que bom saber agradecer. O que é agradecer senão reconhecer algo de bom que temos? Ou seja, para sermos gratos precisamos perceber as coisas boas que acontecem e recebemos diariamente. O bom de saber agradecer consiste exatamente nisso, em poder reconhecer as coisas boas que temos e que fazemos a cada dia, perceber essas coisas já é uma coisa boa.
E melhor ainda poder agradecer as coisas que na maioria das vezes passam despercebidas por já terem se tornado comuns, por serem normais ou simplesmente porque você sempre teve ou sempre esteve lá para se você quisesse. Por exemplo: o nascer do sol por si só já é um presente, já é O motivo para agradecermos.
Professora você está esticando a baladeira! O Sol não nasce pra mim! Ai que você se engana. O Sol nasce pra você de um jeito que não nasce para mais ninguém e como não nasce para tantos outros, acompanhe meu raciocínio. O que representa o sol? Que vai começar outro dia. Que eu acorde. Que vou ter que começar tudo de novo. Muitas respostas metidas a engraçadas surgirão dessa banal pergunta, porque aluno é aluno em qualquer lugar, e o pior é que todas estarão corretíssimas.
O sol representa que você acordou e se você acordou quer dizer que você tem mais um dia e um dia representa muitas possibilidades esperando para serem concretizadas. Um dia representa a possibilidade de concluir algo que no dia anterior não foi possível, representa a possibilidade de se reconciliar com alguém representa a possibilidade de realizar um sonho, de amar mais, de conhecer lugares, culturas, coisas... Enfim, representa a oportunidade de sermos melhores. E isso por si só já é uma dádiva.
Mas perceber essas belezas e presentes da vida, requer um pouco de sensibilidade, pois aprendemos no capítulo 5, que só se vê bem com o coração, ou seja, o essencial é quase sempre invisível aos olhos, Já dizia Exupery. E não é porque o presente não está embalado ou com um laço de fita que ele deixa de ser presente ou importante. Como diz a frase de abertura do capítulo, as maravilhas sempre estiveram lá, o que falta é que consigamos percebê-las.
Se você já acorda de mal humor, reclamando de tudo e todos, se chateando a cada fato inesperado, sem que você sequer aprenda nada com eles aí sim você não vai conseguir mesmo perceber o lado bom das coisas. Todos os dias Deus da um jeitinho de se comunicar com a gente, de nos fazer entender o quanto somos amados e especiais. Muitas vezes Ele tenta se comunicar através da natureza, do silêncio, das pessoas, e dos acontecimentos em nossas vidas.
Estar atento a tudo que podemos agradecer é um bom caminho é um bom caminho para termos uma vida mais alegre. Uma coisa que eu, tia Suyanne, aprendi na vida mesmo é que quem não sabe agradecer, e entenda perceber, reconhecer o que tem de bom está despreparado para conviver.
Na página 67 do livro de vocês a maior causa dos relacionamentos entrarem em crise é exatamente porque as pessoas não conseguem reconhecer e descobrir o que o outro tem de bom, não se alegram com o que recebem, não agradecem, só reclamam.
Agora eu queria que cada um de vocês fizesse uma lista de coisas pelas quais vocês agradeceriam hoje na vida de vocês. Lembra o que eu falei sobre o amor? Que aprendemos verdadeiramente a mar quando o dar e o receber produzem em nós a mesma emoção. Lembram, disso? Porque quando amamos alguém nossa felicidade consiste em ver a felicidade do outro. Então quando reconhecemos as coisas boas que Deus nos faz Ele também se alegra, não é que Ele precise da gente, do nosso reconhecimento, não é isso. Mas Ele sempre prefere contar com a gente, essa é a oportunidade que Ele nos da sermos melhores a cada dia.
Agradecer não é só uma questão de gentileza com quem nos fez algo de bom: é preparar o coração para ser bom também, para conviver e partilhar.

Suyanne Correia
Aula de Relações Humanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...