segunda-feira, 30 de agosto de 2010

pensando no luto...



Diante de uma situação difícil como a perda de algo ou alguém bastante importante, tendemos a passar por um processo extremamente importante e, muitas vezes, necessário para a superação da perda: O processo chamado luto.

Podemos pensar no luto como uma experiência muito ampla que envolve os nossos sentimentos, nossos relacionamentos e até mesmo a nossa saúde física quando estamos diante de uma grande mudança, seja pela morte, rompimento de um relacionamento ou diagnóstico de uma doença.

Diante do diagnóstico de um câncer, das mudanças decorrentes do tratamento e no estilo de vida, é comum o paciente (e/ou seus familiares) enfrentarem um “tipo” de luto, conhecido como luto simbólico, já que está diretamente relacionado com as mudanças e alterações decorrentes da doença.

O processo de luto tem como finalidade proporcionar ao indivíduo a reconstrução de um momento e viabilizar recursos e novos métodos de adaptações a essas mudanças, respeitando a individualidade de cada um.

Frente a uma perda muito importante é possível que você se sinta confuso ou até mesmo em choque com o que está lhe acontecendo. Saiba que esta é uma sensação normal e esperada. Outros sentimentos também podem aparecer, tais como: negação, culpa, raiva, solidão, agitação, ansiedade e hostilidade.

Vale ressaltar que o luto permite que o indivíduo reconheça a importância da perda e comece, a partir desse momento, a encontrar formas de se adaptar e superar as mudanças decorrentes da perda. Lembre-se: Dividir e expor suas emoções pode lhe evitar uma depressão crônica. Caso sinta necessidade, procure ajuda de um psicólogo. Ele poderá ajudá-lo a superar essa fase.

Aprendi isso na prática, e noo fundo eu só queria que ela tivesse tido coragem de enfrentar esse momento difícil também, sem que fosse preciso chegar a uma situação tão extrema e tão sem volta.

Mas não estou aqui pra te julgar, cada um é que sabe a dor e a delícia de ser o que é... e só você realmente sabe o que estava passando, só me sinto mal por estarmos tão distantes nos últimos tempos, não sabia nem por onde você andava e muito menos o que estava fazendo com a sua vida, mas agora sei que não estava nada bem, né? Senão...

Enfim... foi só um desabafo!!! Uma revolta interior por não ter podido fazer nada, ou por você ter sido fraca ou forte demais pra tomar essa decisão. Assim que eu soube eu fiquei com muita raiva, mas agora, depois de saber da história toda... eu só consigo ficar triste. Triste por você ter feito isso não só com você mas com um bebê que não tinha culpa de nada, que sequer teve escolha!!!!

Ai ai ai... sei que não sou a pessoa mais correta pra dizer nada, por isso. Prometo parar por aqui... Desculpe se estiver interpretando tudo errado, às vezes eu o faço.

Beijo grande seja lá onde você estiver...
o tempo pode me mudar, mas não posso mudar o tempo...
por isso eu tenho que aproveitar esse tempo seja lá o que isso signifique!

Suyanne Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...