quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

arte






Desde sempre, pelo que sei, o homem criou e cria coisas. Cria ferramentas para facilitar seu trabalho ou ajudá-lo a superar seus limites físicos. A vara e o anzol, por exemplo funcionam como uma espécie de prolongamento do braço; o guindaste levanta pesos  humanamente  impossíveis.
Mas as pessoas também criam coisas que “aparentemente” não tem função, e é sobre esse tipo de coisa que vou começar a divagar. Porque é claro que essas coisas têm uma função, seja para quem utilizará o objeto, para quem criou ou para quem simplesmente contemplará tal criação.
Essas criações “sem funções” expressam de alguma forma um sentimento, a sensibilidade, uma vivência ou um momento histórico. Essas criações são as obras de arte.
Obras que nem deveriam ser encaradas como algo assim extraordinária dentro da cultura humana, ao contrário, deveriam ser vistas como parte necessária a cultura de um povo. Mas como as pessoas não se interessam ou foram instruídas a não se interessar e investir em cultura e arte, então esse conhecimento se torna mais raro, por conseqüência: extraordinário!
Pesquisando sobre história da arte percebi que o homem sempre teve uma preocupação exagerada com a beleza e que isso é cultural. O homem é tão visual que até mesmo os objetos essencialmente úteis são concebidos para serem belos.
A arte não é algo como vemos, algo isolado das demais atividades humanas. A arte faz parte do dia-a-dia.  Pensemos: a maioria dos objetos antigos que estão expostos nos museus fizeram parte de uma rotina. Esses objetos foram usados em algum momento. O que nos faz pensar que os objetos de hoje em dia poderão estar nos museus amanhã retratando nosso modo de vida, nossos valores e momento histórico.
Pra mim, Suyanne Correia, arte é muito simples. Pois a arte é um olhar sensível a realidade que nos rodeia. Não é um retrato tal qual do que vemos no nosso dia-a-dia, mas esse mesmo dia-a-dia com mais emoção, sentimento e intensidade. O artista por ter esse olhar sensível, vê o mais íntimo de cada coisa, vê aquilo que pra grande maioria das pessoas passa despercebido por vários motivos, ou simplesmente por não exercerem um função específica. A arte permite concretizarmos tudo que pudermos sonhar e para isso existem diversas formas de arte, seja através da música, poesia, escultura, pintura, teatro, dança, fotografia e tantas outras formas de extravasar tanto sentimento e vida.


Suyanne Correia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...