domingo, 27 de março de 2011

NAZARÉ FONTENELE






Nazaré Fontenele nasceu em Camocim – CE e, aos oito anos, mudou-se para Juiz de Fora - MG, onde morou durante 39 anos e onde se formou em Ciências Sociais no Centro de Esudos Sociais. Mais tarde, de volta à Fortaleza, concluiu a graduação em História na Universidade Estadual do Ceará -UECE e especialização em Turismo na UNIFOR. Sua formação acadêmica estende-se a diversos cursos na área de folclore, arte popular, teatro, voz, dança e administração de projetos culturais.

Já atuou como professora de História, Educação Artística, Dança, Folclore, Turismo e Teatro em várias instituições como UNIFOR, SEBRAE, SESC, SENAC, Colégio Christus, Instituto de Laticínios de Candido Tostes - MG, Instituto Nacional de Folclore – MG, Conservatório Nacional de Música – MG, Secretaria de Cultura de Camocim – CE,  dentre outras.

Em Juiz de Fora, criou e dirigiu os grupos Cândido Tostes, Grupo de Danças do Centro Cultural Pró-Música e Grupo de Danças Folclóricas do SESC – MG, além de trabalhar na prefeitura local com criação de projetos de Arte e Lazer, onde se destacam a coordenação da II Exposição de Teatro Amador de MG, Programação Cultural dos II e III Seminário de Cultura Indígena – UFJF/MG. Em 1984, recebe o título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora - MG.

Já em Fortaleza, foi coordenadora da comissão de folclore do estado do Ceará; dirigiu por sete anos o grupo de teatro “Mirante” da UNIFOR; criou, em 1985,  e dirige até hoje o grupo de teatro “Em Cena” no Colégio Christus. Em 2007, em parceria com o Colégio Christus, idealiza e inaugura o Centro de Artes Christus – CEAC, um espaço de desenvolvimento de múltiplas artes aberto ao público, oferecendo diariamente cursos, palestras, espetáculos, oficinas e etc. Está à frente do “Projeto Vesteatro”, adaptando para o teatro obras literárias indicadas para os vestibulares da UFC. O projeto já adaptou 20 obras, desde 1997, das quais 18 foram abordadas no vestibular.

Nazaré Fontenele também é responsável pela Bienal de Teatro – O Estudante Em Cena, que, esse ano organiza a 6ª edição do evento. O projeto reúne os grupos de teatro de várias escolas de Fortaleza e região metropolitana  para uma mostra não-competitiva, com o intuito principal de promover a integração entre os grupos, as instituições de ensino, motivar e motivar as atividades teatrais nesse meio.

No teatro, Nazaré Fontenele recebeu:

·           Placa do DETRAN em Campanha Educativa de Trânsito.
·           Destaque do Ano – Especial pelas atividades no Teatro – Grupo “Balaio” – 1984.
·           Destaque do Ano – Direção: “Um Grito Parado no Ar” – Grupo “Balaio” - 1994.
·           Destaque do Ano – Infantil: “Eu chovo, tu choves ele chove...” – Grupo “Balaio”- 1995.
·           FESTIMINAS – Produção: “As Anjas” – SECULT – MG – Belo Horizonte – MG – 1997.
·           Destaque do Ano – Mostra Teatro do Estudante – “A BELA ABORRECIDA”, “AUTO DA CAMISINHA” – Grupo “Balaio” – Fortaleza – CE – 1998.
·           Prêmio Gasparina Germano de Melhor Espetáculo Júri Oficial e Popular “ESSA PEÇA É UM DEFEITO, MAS PARA TUDO DÁ-SE UM JEITO” – FESFORT - 2005
·           Prêmio Gasparina Germano Especial pelo reconhecimento ao trabalho no teatro cearense – FESFORT - 2005
·           Troféu Carlos Câmara pelo conjunto de trabalhos feitos em arte-educação – Grupo Balaio – 2005

Abaixo, algumas das peças dirigidas por Nazaré Fontenele:



GRUPO EM CENA

No Colégio Christus iniciou-se, no final de 1985, um trabalho sistemático de envolvimento com o teatro. Aulas, oficinas, apresentações de peças, dramatizações de poemas e danças passaram a fazer parte da vida dos alunos interessados e da professora Nazaré Fontenele.  

Com a primeira turma, que nomeou o grupo “Em Cena”, foi encenada a peça "JOGO DA INDEPENDÊNCIA" de Inês de Almeida, em 1986. Este trabalho mereceu atenção especial dos alunos e do chefe do Departamento do curso de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE que, após o espetáculo, subiu ao palco para elogiar a abordagem histórica feita de maneira tão criativa e competente, acrescentando que aquela peça valia por um semestre de aulas.

Em 1990, com a peça "MARANATHA", de Natálio Luz, o grupo ficou em cartaz todo o ano atendendo convites em varias escolas religiosas e casas paroquiais, levando sempre a mensagem cristã de forma alegre e interativa.

Em 1991, com a peça "O TELESCÓPIO", de Jorge Andrade, o grupo fez a abertura do III Encontro Nacional de Astronomia – SBAA, para seleta platéia contando com renomados astrônomos do Brasil.

Em 1992, com a peça "VIVINHO", de Guaraci de Lima, participou da Campanha de Educação no Trânsito do DETRAN-CE. Recebeu no Teatro Arena Aldeota alunos de várias escolas do Município e do Estado, programado pelo próprio DETRAN-CE - Divisão de Educação. O Grupo Em Cena, com a peça Vivinho, também foi levado ao teatro São João, em Sobral na campanha referida, onde apresentou-se para numerosa platéia e autoridades locais. Este trabalho foi agraciado com uma placa de mérito ofertada pelo DETRAN-CE. 

Em 1997, o grupo iniciou o projeto de encenar as obras literárias solicitadas para o vestibular da Universidade Federal do Ceará - UFC. Desde então tem apresentado as adaptações da professora Nazaré Fontenele de obras de autores como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Moreira Campos, Clarisse Lispector e Patativa do Assaré, dentre muitos outros. 

O Grupo Em Cena também realiza, desde 2001, a Bienal de Teatro – O Estudante em Cena, congregando os grupos de estudantes de outras escolas da cidade interessados e praticantes de teatro para uma mostra não competitiva de espetáculos, além oficinas aos participantes. 

Em 2003, participou da I Mostra de Teatro de grupos, com o espetáculo “ROSA, VEGETAL DE SANGUE”, no Teatro Ibeu Aldeota e, no ano seguinte, apresentou-se no Projeto Ceará Em Cena, no Theatro José de Alencar, sendo o único grupo a superar a lotação do teatro, com um público de 960 espectadores. 

Em 2004, o grupo montou “O PALHAÇO IMAGINADOR”, de Ronaldo Ciambroni, um infantil que participou também da II Mostra de Teatro de Grupos e do Projeto Ceará Em Cena no Theatro José de Alencar. Rendendo ao grupo no seguinte o prêmio de melhor espetáculo infantil de 2004. Na mesma ocasião, a diretora do Grupo, Nazaré Fontenele, foi agraciada com o Troféu Carlos Câmara, pelo excelente trabalho realizado tanto no âmbito Teatral quanto no Educacional.

 Em 2005, o Grupo Em Cena participou do X Fesfort (Festival de Esquetes de Fortaleza) com o texto: “ESSA PEÇA É UM DEFEITO, MAS PRA TUDO DÁ-SE UM JEITO”, de Rafael Martins (ex-participante do Grupo Em Cena). Essa montagem rendeu ao grupo as premiações de melhor atriz - Aline Pereira, melhor ator coadjuvante - Jadeilson Feitosa, melhor texto, melhor esquete do júri popular e do júri oficial e ainda um prêmio especial a Nazaré Fontenele, em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos durante os últimos anos em nosso teatro cearense. 

Ainda em 2005, o grupo Em Cena completa 20 anos de existência e comemora com a encenação de “O TESTAMENTO DO CANGACEIRO”, de Chico de Assis, privilegiando no elenco ex-alunos que continuavam integrados ao grupo.

Em 2006, o grupo Em Cena apresenta “A VINHA DOS ESQUECIDOS”, adaptada do livro de Clímaco Bezerra. A peça marca a primeira adaptação e direção da professora Aline Pereira, integrante do grupo, dentro do projeto Vesteatro. O espetáculo, que ficou em cartaz no Teatro Arena Aldeota, abriu também o I Festival de Teatro do CCBNB, além de outras apresentações, e rendeu à atriz Milena Pitombeira, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no prêmio Destaques do Ano do grupo Balaio.

E em 2007, iniciamos o processo de montagem da peça “CORDÉIS E OUTROS POEMAS”. A peça, que encerrou sua primeira temporada no CEAC - Centro de Artes Christus e obteve oito indicações ao prêmio Destaques do Ano do Grupo Balaio, retomou suas apresentações em abril no Teatro Arena Aldeota e no teatro SESC Iracema em junho de 2008. No mesmo ano, o grupo estreou o espetáculo “O ENCONTRO MARCADO”, adaptado do heterônimo de Fernando Sabino.

Esse ano o Grupo EM CENA prepara seu novo espetáculo: CORDEL DO AMOR SEM FIM, texto da baiana Cláudia Barral. O espetáculo abrirá a 6ª edição do ESTUDANTE EM CENA - Bienal de teatro, que abre as comemorações dos seus 25 anos de atividade.

Atrávez de você, Naza o teatro tomou a proporção que tem em minha vida.
E isso resignificou muita coisa e me fez certamente uma pessoa muito melhor.
Beijo grande e parabéns por transformar a vida de tantas pessoas.
Pra mim muito desse dia é seu...

Suyanne Correia
@nannycorreia

3 comentários:

  1. Olá Suyanne!
    Você fez uma linda homenagem a Nazaré Fontenele!
    Sucesso ao Grupo com o novo espetáculo!
    Prazer em estar aqui!
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “O CAMINHO PARA A CASA DE PORTINARI”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Suyanne, fiquei muito feliz com o seu comentário em meu blog. Nunca ninguém havia dito que escrevo da maneira que você disse, cênica. Achei incrível. Já vi escritores serem adaptados para o teatro – no ano passado por exemplo; vi Rubem Alves ser homenageado em Poços de Caldas pela companhia teatral local – e fiquei pensando no quanto eles devem se sentir realizados.

    Obrigado! Leia outros textos quando puder. Chame os seus amigos. Eu quero compartilhar com o mundo inteiro o que eu sinto. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Suyanne, muito obrigado! Sinto muita força em seus comentários, e isso é alimento para minha escrita. Sua presença é luz em meu blog. Simplicidade para que a vida seja cada vez mais bela, é o que lhe desejo. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...