domingo, 17 de abril de 2011

Amor e Revolução - não se pode calar a verdade pra sempre!



Resovi postar a abertura da novela Amor e Revolução que está sendo veiculada no SBT,  de segunda a sexta sempre às 22:15hs, alguns dos depoimentos mostrados ao final de cada capítulo da novela e pra finalizar posto o vídeo de uma matéria onde mostra os militares organizando um abaixo assinado para tentar retirar a novela do ar.

Não consigo acreditar que depois de tanta dor, tanto sofrimento causado a uma geração inteira, eles não possam sequer se manifestar. Onde é que fica a tal da democracia? E o direito de expressão??? penseiq ue já tivéssemos superado isso. Mas a verdade é as marcas da ditadura ainda são muito recentes. A verdade nunca foi falada com tanto afinco como agora.

Tenho evitado de me manisfestar sobre o assunto aqui na internet, mas agora foi inevitável, hoje assiti aos vídeos que fiz após o espetáculo: A filha da Anistia, espetáculo que também aborda esse período negro da nossa história, e mais que clama por verdade, que clama por abertura dos arquivos, que clama por uma comissão da justiça. E que é a iniciativa dessa novela senão ser uma espécie de comissão da verdade.

Enfim algumas dessas pessoas que viverma  essa realidade dura estão tendo o direito que lhes foi negado de simplesmente contar o que eles viveram. Eles não estão criando ou inventando histórias, estão apenas colocando pra fora o que viveram na carne.

Me revolta muito saber que isso realmente aconteceu e que foi um dia desses. E sobre isso que quero pedir que todos pensem. Isso verdadeiramente aconteceu e foi em um passado ainda muito recente, doi muito lembrara de tudo isso. Não podemos simplesmente achar que isso não tem nada a ver com a gente ou que não nos afeta. Claro que afeta, claro que isso é com a gente também, com nossos ancestrais, com pessoas que amamos. Ou poderia ter sido, não é mesmo?

Quero que pensem nas estruturas do nosso país. Será que as coisas verdadeiramente mudaram? Será que hoje nós não continuamos sujeitos a viver um retorno de uma ditadura, mesmo que camuflada ou com outro apelido?

Porque sinceramente, entra governo, sai governo, mas a estrutura militar ... é quase que a mesma. Os pensamentos  dessas pessoas simplesmente mudaram? São outros??? Então porque tentar impedir que a verdade apareça, porque o tom de ameaça, porque??? 

Enfin, muito me alegra ver na internet, uma geração nova, eu diria até que um tanto que alienada historicamente, sim, porque a verdade que está posta não é a mesma que essas pessoas dos vídeos relatam, ou não com tanto detalhe sórdido. É bom saber que a verdade luta pra surgir e que as pessoas estão comentando, estão discutindo sobre, estão se sensibilizando com o outro e seus sofrimentos. 

Pois  é disso que nós precisamos, de gente muito gente pra sentir e se colocar no lugar dos outros. Não podemos correr o risco de achar as coisas ruins, a violência, as tragédias, os crimes contra o outro normal. 

Porque quem é esse outro hoje? E quem pode ser o outro amanhã? Não nos calemos diante das injustiças vivenciadas.  Só isso pode fazer uma grande diferença. Não podemos  achar que isso não é com a gente e que ficou no passado, porque simplesmente não ficou. Não acabou... ainda tem muita gente procurando seus mortos, procurando a verdade, enfim, procurando...

desabafo aqui um pouco da minha revolta...
Suyanne Correia
@nannycorreia


4 comentários:

  1. Eiiii, tudo bom?
    Muito bacana o post, sempre que consigo eu assisto a novela, pena que não é sempre, então pego as partes... é bom por que da pra entender melhor aquilo que só vi nas aulas de história. E é muito triste saber que tudo isso ocorreu.


    Grande abraço.
    Fica com Deus, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi essa novela, aliás não vejo novela porque sou impaciente para seguir alguma coisa, mas teu post despertou em mim uma curiosidade e logo mais a verei, e te conto a minha impressão!
    Eu não estava sabendo dessa repercusão.

    ResponderExcluir
  3. A novela é mais uma novela... nada de tão especial ou novo, na verdade tem um elenco até fraco, poucos se salvam, na minha opinião, e a história sempre é "meio que freada" por causa dos romances e etc... necesidades de qualquer novela, afinal de contas ela não está ali pra ser aula ou documentário claro, pra mim ela cumpre a função de novela muito bem, apesar de os diálogos serem fracos também, mas a questão é a temática abordada, é a necessidade de dar voz a quem por tanto tempo só pode e foi obrigado a silenciar, entende? Fazia muito tempo que eu não "acompanhava" novela nenhuma, e esse me despertou esse interesse, curiosidade, necessidade, sei lá... Hoje vai ao ar o décimo capítulo da novela e os capítulos etão online também no You Tube e no site da novela, então se quiser ver o que já passou é só conectar. Ai final de cada capítulo alguém que viveu esse pedíodo relata fatos e esperiências, e ontem no nono capítulo, ppela primeira vez o relato/depoiemnto foi de alguém da direita, alguém do outro lado também! oO enfim... quero ver onde isso vai dar... se é que vai! :) Mas nessa quarta teremos o depoimento mais divulgado e especulado: Zé Dirceu vai falar! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o depoimento do Zé Dirceu e de alguns outros, e uns trechos da novela, sim ela é meio fraquinha para quem não gosta de novela, e claro é novela e não tem a obrigação de ser igual vida real, mas os depoimentos no fim de cada capítulo, são extremamente fortes, eu mesma nunca havia assistido assim, relatos da época, eu só ouvia dizer, mas ali estão os verdadeiros personagens, os que viveram, ou devo dizer; sobreviveram?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...