quinta-feira, 14 de abril de 2011

Escolho o arco-íris, que é colorido.





Tudo tem seu tempo, tudo finda ou, pelo menos, se transforma, o que é uma maneira eufêmica de deixar de existir. E a tristeza... ela passa também. Aprendi que se as coisas boas, por melhores que sejam passam porque as ruins não passariam? Passam, passam sim.

Com o tempo eu aprendi... que não é qualquer companhia que afasta a solidão. Porque não é qualquer palavra que fala ao coração. Nem toda música que toca nosso ser. Nem todo alguém que marca o nosso viver.

É bem verdade que todos somos especiais e que cada um tem seu lugar e seu valor. Mas, o ocração insiste em determinar a quem o acesso a ele deve ter. Não é só um gesto ou um olhar, uma palavra ou atitude... O coração, simplesmente, tem suas próprias razões, razões que não podem ser escolhidas, combinadas e muito menos compradas.

Com o tempo aprendi que a tristeza não é ruim, nem vilã. Apenas mais um estado, um sentimento como os outros. Aprendi que ela, enquanto antônimo, termina por dar significado maior e mais valioso ao seu oposto: a alegria. Pois nos momentos de tristezas profundas aprendemos a conversar com nós mesmos, aprendemos a encontrara respostas e forças pra realizarmos algo ou simplesmente nos encontrarmos. E assim como o sol e a luz, o dia e a noite, antônimos existem sem que sejam bons ou ruins, heróis ou vilões. Eles precisam existir. E o mais importante é como nreagimos diante deles.

Com o tempo aprendi que preciso chorar meus defuntos, viver meus lutos sejam de pesosas  que morreram, foram morar longe ou relações que acabaram (amizades, amores), amargar as perdas necessárias ao coração da forma necessária para, enfim, superar, renascer... para ir virando as páginas da vida. Para que, passado o tempo, o passado seja só passado e não fantasma a atormentar o sono à noite.  Demorei mas aprendi que cada coisa tem o seu tempo e cada pessoa também. E que tudo na vida tem começo, meio e fim; e isso é a coisa mais normal do mundo. Já dizia Russo: "O pra sempre sempre acaba!" E por mais otimistas que possamos ser é um pouco assim que acontece as coisas da vida. E que isso não é tão ruim quanto parece ou pareceu um dia. Isso nos faz ter outras oportunidades de quem sabe ser até mais feliz.

Com o tempo aprendi que nem tudo na vida é dividido em certo e errado ou preto e branco... porque o mundo, a vida e os fatos são feitos de uma infinidade de cores, tal qual os pontos de vista, as situações e os sentimentos. Até porque cada um é cada um e cada qual com seu cada qual. Não podemos juntar tudo no mesmo pacote, já que somos tão diferentes e sonhamos e desejamos dessa mesma forma... DIFERENTES!

Aprendi que meu viver é mais do que polarizar o mundo entre dois extremos, tendo sempre que determinar e escolher entre o positivo e o negativo. Porque a vida é feita de escolhas e escolher errado pode signbificar abrir mão de ser verdadeiramente feliz. Mas aprendi também que nunca é tarde pra recomeçar, pra fazer o que nunca se fez. nunca é tarde pra perdoar, pra amar, pra pedir perdão ou pra simplesmente sorrir sorrindo.

Aprendi que minhas idéias, meus achadospodem até não servirpra ninguém, mas o fato de servir pra mim já significa algo extrordinário. Pois a única pessoa no mundo que cabe a mim transformar sou eu mesma. E que a única pessoa que me impede de amadurecer, crecer e melhorar sou eu mesma. Porque foram os meus passos e as minhas escolhas que me trouxeram até aqui e não outro alguém.

Aprendi também que a vida e as relações pessoais podem ser muito complexas, mas que tudo vai depender de como eu estou encarando esse desafuio de viver, e hoje mais do que nunca na minha vida o meu grande desafio é ser o melhor que eu posso ser hoje, ser a melhor amiga, filha, mulher, professora, atriz, secretária, produtora, maquiadora, pensadora, escritora, divulgadora, justa... efnim ser o melhor que eu puider ser como pessoa, artista e cidadã. pois isso me dará a gratificação que ninguém no mundo poderá me dar.

Pode parecer insignificante para a transformação de um mundo, mas é o que EU posso fazer, é o que eu acredito que é possível fazer. Acredito que essa é a fórmula para um mundo melhor, pois acredito na corrente que acontecerá partindo da mudança que começa em mim.

E pouco importa se sua capacidade de perceber mudaças são limitas, isso realmente não cabe a mim, mas cabe a mim ser a mudança que eu acredito ser a melhor para a minha vida e para a vida dos que fazem parte dela.

Hoje eu me sinto muito plena, muito completa, não digo que sou ou estou feliz, mas a sensação de tranquilidade e equilíbrio emocional, profissional e criativo me fazem acreditar e ter esperanças no amanhã que chegará e me faz viver o hoje da forma como eu acredito, que é intensamente...

Hoje eu me sinto extremamente ralizada como pessoa e sei que ainda tenho muito a conquistar, muito a perder, mas o mais importante eu já sei e já tenho que é a mim mesmo. Tenho em mim uma confiança muito maior e tenho em mim todas as respostas que sempre busquei em outros lugares e pessoas erradas. 

Sinto que essa calmaria é mais que justa sim, já que passei por tantas tempestades no último ano e continuo em meio a tantos outros problemas, mas quem não os tem? Então o segredo da vida, da minha vida é viver um dia de cada vez e podendo ver a leveza das coisas com humor, o bom humor que por algum tempo eu havia perdido. 

E nesse momento em que me sinto tão dona de mim nada pode me abalar, e a melhor coisa do mundo é poder saber que não estou mais sozinha :) Na verdade, nunca estive, né? Só não fui capaz de perceber antes...



Entre o preto e o branco, escolho o arco-íris, que é colorido. Não encontrei o autor do texto, mas disse que eu diria se soubesse como ...

Suyanne Correia
@nannycorreia

7 comentários:

  1. Como sempre você fez uma escolha acertada! Pois a vida que você estava levando não ia te fazer feliz, acredite, parece duro ouvir isso agora, parece que eu não estou te apoiando, mas não é isso. Eu conheço você e a sua essência amiga, e você nunca foi tão triste como nos 2 últimos anos, você ficou eufórica porque novidades proporcionam isso mesmo, mas que tipo de felicidade é essa que faz você se sentir errada, culpada e que te afasta de todo mundo? Não quero dizer que você se afastou de todo mundo só por isso, mas principalmente, já que isso te fez ficar mal e perder a vontade de muitas coisas. Sabe, eu tava pensando e percebi que você se afastou de mim, das meninas e de quase todo mundo, mas eu deixei, né? Eu também não fui muito atrás de você, mesmo percebendo que algo acontecia, desculpa por isso. Nunca mais quero ficar longe de você. Acredite você poderá sempre contar comigo pra qulaquer coisa, mesmo quando eu não concordar com você, você já me disse e escreveu isso tantas vezes, que não seria justo que da minha parte fosse algo difernte, né? Então estou aqui pra dizer que mesmo que tudo de errado tamo junta! :) A propósito quero conhecer seu namorado novo, viu? uma super beijoka nessa sua bochecha fofolete e gostosa! te amo amiga linda e agora quero você de volta pra todo o sempre...

    sua amiga e filha Bi

    ResponderExcluir
  2. Ai Bi linda, chorei! :S Porque você faz assim comigo, filha? Eu entendo sim que foi uma fase difícil pra mim e consequentemente pra todo mundo a minha volta, mas vamos deixar isso onde está, ok? No passado, porque hoje já é um outro dia e hoje podemos ser melhores do que ontem, hoje podemos acertar, e fazer o que não fizemos antes. isso se chama recomeçar. Eu sei que não é o fato de não falar sobre que faz com que as coisas sumam, claro que não e sinceramente você sabe que não é o que eu quero, né? Porque por mais que tenha me machucado foi algo extremamete importante pra construção da pessoa que eu sou e principalmente da pessoa que estou construindo pra ser... E é claro que eu estou aqui pra você e é claro que eu também amo você do fundo do meu coração, você sempre será minha garotinha e agora nós passaremos por mais uma fase das nossas vidas, esse bebê que está chegando só vai nos aproximar cada vez mais. Ele veio na hora certa, pode acreditar e eu sei sim que posso contar com você sempre, nem tenho dúvidas e eu? Cointinuo aqui, minha missão é te amar, lembra? Somos mais que amigas, somos anjos que o Senhor enviou. :)

    beijo grande e feliz dessa sua sempre, mãe e principalmente amiga,
    Suy

    ResponderExcluir
  3. Certa vez ouvi o sermão de um padre que disse: “Tudo passa, até as uvas passam” Estou falando sério.
    O coração é um bicho realmente autômato.
    Do dualismo que há entre a alegria e a tristeza eu digo: “A vida é uma chance para alcançar a arte de ser feliz, e os obstáculos revelam o artista” (Jefhcardoso)
    E se das tempestades você trás essa calmaria e toda essa consciência, como contestar o poeta que disse: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”


    Sapatos Mágicos Para Suyanne

    Ela surgia como parte de um mundo imaginário real
    Supria alguma fome e partia...
    Nunca era vista em tempo de calmaria
    Se havia calmaria, guardava-a apenas para os íntimos
    Ensaiava continuamente a vida que sonhava viver um dia
    Movia o mundo a sua volta como a uma grande engrenagem
    Assumia os sonhos dos outros enquanto representava
    Ela, atriz feliz por um triz
    Andava mais rápido que um não ou um sim
    Precisava de uns sapatos mágicos
    Então eu fiz
    Sapatos mágicos para a atriz (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  4. Jefhcardoso, eu estou grata por sua gentileza, pela surpresa boa e por tanto carinho seu para comigo. Acabei de comentar em seu blog, mas muito obrigadinha por mais esse presente, viu? Adorei os sapatinhos mágicos :) Só você mesmo com tanta sensibilidade e criatividade... Bom final de semana procê, muitas surpresas coloridas e felizes, claro! :*

    ResponderExcluir
  5. Faço das suas escolhas minhas também! Chega de mundo em preto e branco, tem mais vida no arco íris...Que post maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Ai Sandra obrigada pelo recadinho :) E é isso ai, muitas cores pra todo lado, chega de dias cinzentos e apáticos, queremos é vida!!!!! Beijokas felizes procê lindona. e mais uma vez obrigadinha pela visita, fique a vontade...

    ResponderExcluir
  7. Carissima, o bom da vida é a percepção das várias tonalidades de uma mesma cor, legal é perceber os muitos sons de uma mesma música, a tibieza ou a força do mesmo coração.

    Isso é viver a vida em plenitude.

    Obrigado por seus comentários lá no Saúva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...