quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sistema de Internacional de Medidas


Sistema Internacional de Medidas
Vamos revisar e aprofundar o conhecimento nesse já conhecido por nós, Sistema Internacional de Medidas (SI). Onde o objetivo é aprender de modo mais fácil a mudar de unidades, trocando apenas a vírgula de lugar. Para a mudança de unidade em todo o (S.I), medidas de cumprimento, massa e volume (esse sistema não serve para medidas de tempo), a questão de mudar a vírgula, ou andar as casas com ela de acordo com a troca de unidade. Lembrar sempre que a vírgula andará no sentido da unidade par qual iremos transformar.
Não sendo necessário aprender várias escalas para cada tipo de medida,  a escala seria a mesma para todo o sistema decimal de medidas (volume, massa e cumprimento). O que acrescentaremos é a unidade : g= massa; m = comprimento e l= volume.
Preencheremos a tabela com a unidade a ser trabalhada no quadrinho do meio e nos demais quadrinhos.  Da coluna do meio para a direita as medidas diminuem em 10 (deci), 100 (centi) e em 1.000 (mili). No sentido contrário, do meio da tabela para a esquerda as medidas aumentam em 10 (deca); 100 (hecto) e em 1.000 (Kilo).

A escala é:

Kilo                     hecto              deca                                          deci                 centi             mili

k
h
da

d
c
m

Essa postagem é muito específica para os meus alunos do 4º ano! Depois da minha explicação em sala, esses vídeos só servem para revisar e reforçar conteúdo trabalhado. E ao preparar as aulas desses conteúdos, eu não podia deixar de lembrar do meu grande mestre da Matemática, professor Edir Reis Bessa, no meu amado Colégio Cascavelense, com quem eu tive a oportunidade de aprender muito sobre Matemática. Foi impossível assistir a esses vídeos e não escutar a voz dele em minha cabeça dizendo:  "É muito fácil,  mais mole do que mastigar água! Agora tem gente que fica sentado com a boca aberta esperando a morte chegar!" Bons tempos, tempos que não voltam mais....

Uma ótima semana e bom estudo a todos!!!!
Beijocas grande,
Suyanne Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...