sábado, 19 de março de 2011

educar




Educar é ensinar a pensar! A Educação  é a minha bandeira maior, porque em minha concepção só através da educação conseguiremos transformar o mundo. E principalmente nosso problema é a base. É exatamente aquilo que ninguém se preocupa, educação infantil é o segredo pra um mundo novo. 


A partir do momento que os pequeninos forem prioridade, tudo poderá sseim ser diferente. Não entra em minha cabeça saber que é na educação infantil que a criança aprende sobre respeito, coletividade,  conceitos de certo e errado, valores de amizade, solidadriedade, cidadania, higiene, e tantos outros valores importantes e essenciais em nossa sociedade; e isso não ser importante.

E quando eu digo que não é importante é claro que estou exagerando, muita gente atá encara a educação infantil como muito importante, e não me refiro só aos meus colegas pedagogos, os psicólogos e os pais  com mais instrução não. Quando afirmo que a educação infantil não é importante me refiro a algo subtancial. Estou falando de repasse público de verbas pra educação infantil que não existe. E é clatro que não existe, nem poderia existir, já que em nosso país a educação infantil não é obrigatória. mas isso nem todo mundo sabe. 



É por essas e outras que índice de analfabetismo ainda é enorme, ta bom, mais uma vez estou exagerando. Esse não é o único fator, tem coisa pior, muito pior... O aluno não é obrigado a fazer a educação infantil, pode começar a estudar e aqui me refiro ao ato de "frequentar" a escola a partir da primeira série do ensino fundamental. 

Mas a parte podre é que nas escolas públicas existe uma regra, lei ou sei lá como se chama esse absurdo de não poder reprovar os alunos, para que eles não se desmotivem ou abandonem os estudos no meio do caminho. Ou seja o aluno não sabe os conceitos básicos ensinados em educação infantil como: quantificação, alfabetizaçãoe aqui me refiro ao ato de saber ler e escrever (nem estou exigindo a decodificação do texto ou uma interpretação no sentido mais literal da palavra), noções de espaço, tempo, peso, tamanho, formas, cores, vogais, alfabeto, sons, coordenação psicomotora (fina e ampla) e vai empurrando o não saber, com mais não saber e isso vira uma bola de neve. É por essas e outras que a qualidade do ensino público fica "comprometido". 





E em uma tentativa de "amenizar isso" a reforma escolar alterou a nomenclatura da antiga alfabetização para a a primeira série do ensino médio, forçano assim a alfabetização a ser obrigatória. é alguma coisa, mas a base ainda está infalsa, está "capenga" e ai que tudo poderia ser diferente. 

Apesar de me escandalizar com algumas posturas de colegas de trabalho eu não canso de acretitar que é possível, apesar de todas as dificuldades, continuo sendo uma eterna apaixonada pela educação e por tudo que ela pode proporcionar não só ao aluno em sim, mas principalmente o reflexo desse aliuno na sociedade.



Acredito muito no que eu faço, mas eu preciso que o sistema de alguma forma acredite também no meu trabalho, valorizando mais todos os segmentos educacionais e principalmemte reconhecendo o profissional da educação, para que els sinta-se parte dessa transformação como eu particularmente me sinto. E mais para que esse profissional sentindo-se mais motivado consiga se reciclar mais e mais e modificar a estrutura educacional, para que acompanhemos todas as mudandas, principalmente tecnológicas que forem surgindo. Que os colegas possas sentir-se desafiados e elaborarem em suas aulas muito mais do que o que já está pronto e repetitivo. Que possam modificar a educação para que os educados também possas ser diferentes.

Escuto coisas de alguns alunos e ex-alunos que lavam a minha alma, fazem toda e qualquer dificuldade valer a pena. Sinceramente, eu amo o que eu faço, eu só precisava ganhar melhor pra fazer isso, e mais que os meus colegas professores sentissem pelo menos uma parte do que sinto. E em uma tentativa disso estou escrevendo sobre o assunto.


Mais uma vez bom dia a todos e obrigada pela atenção.
Suyanne Correia
@nannycorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...