terça-feira, 28 de novembro de 2017

Menino ou Cachorro?????


Quem convive com minha pequena família, percebeu uma mudança de comportamento em nosso Pedro. Quem leu o post anterior sabe o que eu penso em relação a influência que um desenho pode ter ou não nas crianças, principalmente nas pequenas.

Meu filho tem exatos 2 anos e 9 meses, e nunca foi uma criança de morder ninguém, até porque nós nunca "brincamos" dessa maneira, para não estimular esse tipo de brincadeira, afinal ele ainda não domina sua força. Mas.... então, toda história chega no momento do mas, e nos últimos dois meses o Pedro passou a morder na escola. 

Chegou a morder a professora por quem ele tem muito carinho duas vezes na mesma semana e na semana seguinte mordeu um coleguinha e na seguinte mordeu outro coleguinha. Cientes da situação investigamos a origem desse comportamento. Na relação de desenhos que a criança assiste está o queridinho dele: Patrulha Canina. Desenho protagonizado por um grupo de cachorros patrulheiros que vivem resolvendo os problemas da cidade, mas não posso culpar o desenho pela atitude do meu filho, na verdade esse foi o momento de intervir. Conversamos muito com ele todos os dias, explicamos que ele é um menino e não um cachorro. Expliquei que tem muitas coisas legais na TV mas que não precisamos imitar. Expliquei que meninos não rosnam, latem ou coçam a orelha com os pés e nem mordem as pessoas, expliquei que ele só deve usar os dentes pra morder os alimentos... E nas últimas duas semanas ele não mordeu mais ninguém... Na verdade ele foi mordido! rsrsrsrsrsr 

Agora ele aprendeu uma outra lição preciosa o que é a dor da mordida, ajudou na compreensão de como uma mordida é ruim, entendeu a consequência de uma mordida. Faltou contar que enquanto eu investigava o comportamento dele lembrei que o período em que ela mordeu  na escola, foi posterior a um projeto escolar dos 101 dálmatas. Não faço ideia de como tenha sido, só sei que fizeram um fantoche de mão de um cachorro e contaram a história. Mas imagino que devam ter brincado de representar os cachorros da história. 


A motivação desse post é reforçar o anterior. Eu realmente acredito que os desenhos não são o problema, acredito que na maioria das vezes falta essa investigação comportamental e a intervenção de um adulto. Que nesse caso aconteceu. Ele não imita mais os cachorros, apesar de continuar admirado por esses seres iluminados. Ama todos os cães da rua, continua assistindo ao desenho e esses dias até ganhou máscaras dos filhotes preferidos da patrulha canina!!!

 A princípio pensamos em não colocar mais o desenho para ele, mas vamos lá... Se ele está reproduzindo um comportamento que ele viu na TV, é porque de alguma forma aquilo é importante, marcante ou ele gosta muito. A brincadeira da criança nessa idade é representar  o mundo que o rodeia, ok! Mas podia ser outra coisa que ele estivesse imitando e nós teríamos que intervir da mesma forma, então o momento é de ensinar o que é certo e ensinar as consequências. Melhor ensinar as coisas do que simplesmente proibir. Se eu começar a censurar desenho, nem vamos mais precisar de TV. kkkkkk Mas, educar da muito trabalho. Se você tem filhos e não teve trabalho com eles desculpa eu te informar mas você não deve ter feito a sua parte.

Mas aprendizado é processo e todo e qualquer tipo de processo leva tempo. Então sigamos na missão de formar e educar o nosso filho. Sem nunca achar que é cedo demais ou que podemos esperar para quando ele estiver maiorzinho. A hora de resolver um problema, todo e qualquer problema é na hora em que ele surge, quando não pudermos evitá-los, claro! 

Boa noite BrasiiiiiiiiL!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...